Base de dados de Contas bancárias

admin/ Novembro 26, 2018/ Dicas/ 0 comments

No seguimento do artigo sobre o Mapa de Responsablidades de Crédito, o Banco de Portugal disponibiliza outros serviços interessantes, como é o caso da informação detalhada sobre contas bancárias.

É possível saber todas as contas bancárias que teve ou tem actualmente, incluindo contas de depósito, contas de instrumentos financeiros (acções, fundos de investimento), contas cartão (cartões de crédito), etc.

Qualquer cidadão pode aceder a esta informação, sendo necessário autenticar-se com os dados do portal das finanças (ou mais recentemente com a Chave Digital).

A informação constante neste documento é da responsabilidade dos bancos que a comunicaram ao Banco de Portugal. Caso detete alguma informação incorrecta deverá contactar o Banco em causa para que atualize as informações necessárias.

Este serviço é também relevante quando ocorre o falecimento de um familiar e é necessário saber que contas bancárias existem, pois muitas vezes são dados que os restantes familiares desconhecem. Neste caso, é necessário deslocarem-se ao Banco de Portugal com a certidão de óbito e só aí será entregue esta informação.

Como aceder

Para obter o mapa de responsabilidades de crédito, tem que ir ao site do Banco de Portugal, e de seguida seleccionar a opção “Particulares”, no canto superior direito.

Seguidamente, seleccione a opção “Base de Dados de Contas”. Na página seguinte, seleccione a opção “li e aceito as condições de acesso por via electrónica à Base de Dados de Contas e clicar no botão “Autenticar e obter mapa”.

Modo de autenticação

Neste passo, tem duas opções:

  • autenticação com o cartão de cidadão (necessita de  leitor de cartões)
  • autenticação com os dados do portal das finanças (nº de contribuinte e password)

Após colocar os dados, clique em “Autenticar”. De seguida ser-lhe-á disponibilizado o PDF com o detalhe do todas as contas bancárias em seu nome.


Facebook


Twitter


Instagram

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*