Mintos – Marketplace de empréstimos coletivos

admin/ Agosto 31, 2018/ P2P/ 0 comments

A Mintos é uma plataforma que agrega várias empresas especializadas em empréstimos um pouco por toda a Europa. Lançada em 2014, é atualmente uma das maiores plataformas de empréstimos. Não existem taxas para investir e os investidores podem investir em várias moedas e a partir de 10€.

Para as empresas de empréstimos presentes na Mintos, este modelo de negócio permite-lhes dividir o risco por múltiplos investidores.

Uma das principais vantagens da Mintos é que muitos empréstimos têm garantia de recompra em caso de falha nos pagamentos, o que dá uma grande segurança aos investidores. Obviamente neste caso a taxa de juro paga é mais baixa do que nos empréstimos onde esta garantia não existe.

Tendo em conta as taxas de juro dos depósitos a prazo, aqui falamos de taxas a rondar os 10-11% (com garantia de recompra) e até 20% sem essa garantia. Obviamente que mesmo com esta garantia, o capital não é garantido e em caso de falência das entidades que emprestam o dinheiro ou da própria Mintos, pode ser complicado recuperar o dinheiro investido.

De qualquer maneira, a Mintos é uma excelente oportunidade para diversificar os investimentos e com 4 anos de existência nunca teve aqualquer problema ou falhou qualquer pagamento.

Outra mais valia desta plataforma é o mercado secundário. Neste mercado é possível vender os investimentos antes do término do mesmo, caso necessitemos do dinheiro.

Atualmente é possível investir em oito tipos diferentes de empréstimos (comerciais, pessoais, hipotecários, agrícolas, de curto prazo, de penhores, carros e faturas), em 23 países (Albânia, Armênia, Botswana, Bulgária, Colômbia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Geórgia, Cazaquistão, Quénia, Letónia, Lituânia, México, Moldávia, Polónia, Roménia, Rússia, Espanha, Suécia, Reino Unido e Zâmbia) e em 12 moedas (CZK, DKK, EUR, GBP, GEL, KZT, MXN, PLN, RON, RUB, SEK e USD) com a maior parte dos empréstimos em EUR.

O auto investimento permite-nos definir critérios para os empréstimos (desde o tipo de empréstimo, passando pela empresa que gere os empréstimos, o horizonte temporal, se queremos com garantia de recompra ou não), o que permite criar vários cenários de investimento, com diferentes graus de risco associados. A interface intuitiva é outro ponto a favor, desde o depósito de fundos até ao (auto) investimento, até ao levantamento para a nossa conta, tudo é feito de uma forma prática e extremamente simples.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*