Prepare-se para novidades nos cartões e nos pagamentos – é já amanhã!

admin/ Setembro 13, 2019/ Notícias/ 0 comments

A partir de amanhã, dia 14 de Setembro, entra em vigor em Portugal e em outros países da União Europeia a nova diretiva PSD2 – relacionada com serviços de pagamentos.

Estas normas têm por objetivo reforçar a segurança quer online, quer offline. Assim, nos pagamentos físicos com cartão, a banda magnética vai deixar de ser utilizada, passando apenas a ser válida a utilização do chip. Isto porque as bandas magnéticas são facilmente clonáveis e daí também o fim das cadernetas para levantamento de dinheiro e pagamentos. Para já apenas os cartões refeição continuarão a poder ser utilizados com a banda magnética, pois não possuem chip.

Autenticação forte

No caso do acesso ao homebanking estas novas regras de segurança implicam que o utilizador se autentique assegurando 2 de 3 fatores:

  • Algo que eu sei;
  • Algo que eu tenho;
  • Algo que eu sou;

Como exemplo de algo que eu sei, temos a password ou o código PIN. Algo que eu tenho, o próprio cartão ou uma SMS enviada para o telemóvel com um código. Finalmente algo que eu sou está relacionada com a impressão digital ou reconhecimento facial.

Assim, a utilização da password (algo que eu sei) + uma SMS (algo que eu tenho), vai permitir a realização de operações. Com esta nova regra, os cartões-matriz deixarão também de ser utilizados. O próprio login inicial ao banco, vai passar a pedir um código que será enviado por SMS. Logicamente só terá que realizar esta operação a partir de amanhã uma única vez e depois no máximo de 90 em 90 dias.

Para já, nas compras online em que são colocados os números do carão, validade e CVV, vai continuar acomo está, mas até final de 2020 terão que haver mudanças para que a autenticação forte esteja assegurada.

Para informações mais detalhadas, o Banco de Portugal disponibiliza um guia que pode ser consultado aqui.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*